site do contador

Contador De Visitas

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A obstinaçao de jonas

Tema: A misericórdia de Deus e a obstinação de Jonas.
Autor: Como diz a tradição rabínica foi o próprio Jonas, apesar de o livro ter sido escrito na terceira pessoa ameaçando a credibilidade do autor tem sido de unanimidade a sua autoria  cujo o nome significa “Pomba”. Filho de Amitai, conforme a tradição oral seria filha da viúva de serepta, da Aldeia de Gate-Heter da tribo de Zebulom a 3 Km a Nordeste de Nazaré. Seu ministério teria ocorrido no reinado de Jeroboão II
Contexto Histórico:
A. Data  aproximadamente 765 aC.
No reinado de Jeroboão II, 793 a 753 em conformidade com 2Reis 14:25. O livro de Jonas foi escrito após seu  retorno e procurou por meio dele ministrar a Israel.
B. Historicidade do livro.
A historicidade tem sido desafiada pelos críticos modernos quanto a aceitação da  infabilidade  Bíblica.
Há dois pontos de vista básicos na historia de Jonas, o “ alegórico” e o “literal” ou histórico. O primeiro afirma que a historia seria um mito ou uma figura fictícia para transmitir grande verdade espiritual. A segunda apresenta como historia verídica.
Defendemos sua veracidade porque:
a. È apresentada como verdadeira, referindo-se a povo e lugares antigos específicos,e não dá indicações de ser fictícia.
b. Jonas é identificado como “filho de Amitai” em 2Reis 14.25 e Jonas 1.1
c. A tradição judaica, sem exceção, testifica a histrocidade literal de Jonas e sua experiência.
d. Cristo testificou a histrocidade de Jonas, mencionando ambos os milagres como acontecimentos verdadeiros (Mt 12.40-42; 16.4; Lc 11.29-32). Ele associa a histrocidade de Jonas com a histrocidade de Salomão.
e. o livro afirma que o grande peixe, que deu a Jonas um bom alojamento no mar, foi preparado pelo Senhor. Esse peixe pode ou não ter sido uma baleia comum. A história secular contamos em menor escala, embora o registro bíblico não dependa de tais afirmações.
C. Situação em Nínive.
1. Geograficamente, Nínive estava localizada a leste do setentrional do rio Tigre aproximadamente 960 Km de Israel uma viagem de três meses nos tempos antigos. Uma das cidades mais antigas do mundo, estabelecida por Nirode (Gn 10.11). Com uma população de 600,000 mil habitantes aproximadamente cuja capital era Calá, seu Rei provavelmente teria sido  Assurdam III(773-753).
2. Moralmente, os habitantes de Ninive eram conhecidos como uma “raça sensual e cruel”. Vivian de saques e orgulhavam-se dos montes de cabeças humanas que traziam de violentas pilhagens de outras cidades. Fortificaram-se com um muro interno e outro externo. O muro externo tinha 96 quilômetros de extensão, 30 metros de altura e uma largura suficiente para três carroças conduzidas lado a lado. A intervalos por todo o muro havia 50 torres de 60 metros de altura para o serviço de vigilância realizado pelas sentinelas.
D.Situação em Israel, política e religiosa.
1. A assíria  era uma ameaça para Israel desde o tempo de Onri (880 a.C). Israel se tornara pagador de tributos nos últimos 50 anos até Jeroboão II. Jeroboão deixa de pagar tributos em aproximadamente 790 e estendeu o reino do norte ao seu maior limite desde Salomão ,alcançando assim uma das maiores prosperidade do tempo antigo.
2. Religiosidade. Israel estava afastado de Deus, apesar de ter alcançado seu período áurio  a nação estava moralmente degradada, destruída espiritualmente em seu egoísmo, não vendo a grande misericórdia de Deus.
Conclusão

Sempre que o egoísmo e a negligência toma conta de nossas vidas vamos ver que atitudes de covardia e desleixo para com o eterno vão acontecer, a síntese desta historia tem um alcance tremendo, pois é fácil deixar milhares morrerem, mas não queremos que nosso pé de rameira morra, é mais importante para mim o Eu, o objeto sempre tem mais importância, Jonas revela que enquanto há vida há esperança e as misericórdias do eterno duram para sempre.  
Autor:Pb.jucelino


































Nenhum comentário:

Postar um comentário